top of page

ASSOCIAÇÃO RIBEIRO DE ARTES MARCIAIS

ADELSO RIBEIRO. TÉCNICO EM ARTES MARCIAIS - MESTRE DE LI TCHUÓ PA KUNG-FU

O Li Tchuó Pa Kung-Fu teve inicio na cidade de Leme-SP em 1982.  Mestre Adelso Ribeiro iniciou seus treinamentos no ano de 1983 na cidade de Leme-SP, continuou treinando e se graduando. No ano de 1993 deu inicio ao ensino da modalidade na cidade de leme, começando apenas com um aluno (Rodrigo José Altoé) na época, ensinava a modalidade no fundo da casa de seu aluno sendo motivado pela mãe (Fátima Altoé) que tinha notado a melhora de seu filho fisicamente, psicologicamente e emocionalmente.

Adelso Ribeiro Faixa Marron I (Instrutor) e Rodrigo José Altoé.

jun/1993

Adelso Ribeiro Faixa Preta 5º Dan (Mestre), Rodrigo José Altoé e Fátima Altoé.

jan/2019

HISTÓRIA DO LI TCHUÓ PA KUNG-FU

OSWALDO JOSÉ GOLA GRÃO MESTRE E PATRIARCA DO LI TCHUÓ PA KUNG-FU

É UM ESTILO DE KUNG-FU QUE VISA APRIMORAR SEU PRATICANTE TANTO FÍSICO COMO MENTALMENTE, E A SUA VERDADEIRA ESSÊNCIA NÃO É A IDEIA QUE NORMALMENTE FAZEMOS, É UM ESTADO DE ESPÍRITO, UM PENSAMENTO, UMA CULTURA POPULAR, OU SEJA, É UM MODO DE VIVER.

 

MAS SE REDUZIRMOS ESTA TÉCNICA AO SEU MENOR DENOMINADOR COMUM, ELA SE PARECERIA COM O QUE O POVO PENSO QUE É, UMA SIMPLES FORMA DE DEFESA PESSOAL, E MUITO EMBORA O COMBATE PESSOAL SEJA UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NESTE ESTILO, NÃO A TORNA A SUA PRINCIPAL RAZÃO DE PRATICA-LA.
O ESTILO GOLA TÉCNICA LI TCHUÓ PA KUNG-FU POSSUI UMA FORMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E RESPIRATÓRIOS, QUE NÃO VISAM A FORMAÇÃO DA MASSA MUSCULAR, MAS SIM O FORTALECIMENTO DA SUA ENERGIA INTERIOR (QI) (TCHI KUN) (QI GONG).

TALVEZ NADA REPRODUZA MELHOR O VERDADEIRO ESPÍRITO DO ESTILO GOLA TÉCNICA LI TCHUÓ PA KUNG-FU, DO QUE SUA PRÓPRIA DOUTRINA QUE REQUER CONSIDERÁVEL TEMPO DE PRÁTICA E DEDICAÇÃO PARA SE TORNAR UM MESTRE NESTA MODALIDADE.

CONSEQUENTEMENTE QUALQUER UM QUE TENHA PASSADO ANOS APREENDENDO, OU SE FORMANDO EM UMA DETERMINADA TÉCNICA É TIDO COMO UM ENTENDIDO DE KUNG-FU (WUSHU).

 

ESTA TÉCNICA É RECONHECIDA COMO ARTE MARCIAL (KUNG-FU – WUSHU), O SENHOR OSWALDO JOSÉ GOLA, QUE TAMBÉM POR DIREITO DE CRIAÇÃO (ARTE) OSTENTA SIMBOLICAMENTE A PATENTE DE GRÃO MESTRE DO LI TCHUÓ PA KUNG-FU, É PRATICANTE DE ARTES MARCIAIS (JUDÔ) DESDE O ANO DE 1968.

 

“LI TCHUÓ PA KUNG FU” – O ESTILO DAS OITO (PA) FORÇAS (LI) PENETRANTES (TCHUÓ), BEM QUE PODERIA TER SIDO CRIADO PELO GRÃO MESTRE GOLA, JÁ QUE EM UM DIA ALGUÉM TEVE QUE CRIAR TUDO O QUE CONHECEMOS. MAS NÃO FOI. ESTE ESTILO QUE HOJE ESTÁ CATALOGADO E REGISTRADO NA INTERNATIONAL WUSHU FEDERATION COMO UM SISTEMA TRADICIONAL DE KUNG FU, É UMA SISTEMATIZAÇÃO DE TÉCNICAS E TREINAMENTOS ADVINDOS DE DOIS OUTROS ESTILOS: O TSAU LAU FU (HUNG GAR), QUE COMPÕE CERCA DE 85% DO LI TCHUÓ PA, E O GARRA DE ÁGUIA, QUE RESPONDE PELOS OUTROS 15%.

SEU ESTILO O LI TCHUÓ PA KUNG-FU, FOI RECONHECIDO COMO ARTE MARCIAL BRASILEIRA NO ANO DE 1984, PELO ENTÃO DEPARTAMENTO DE KUNG-FU DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE KUNG-FU, NA ÉPOCA SEU DIRETOR O SENHOR SERGIO BATARELLI.

EM 06 DE DEZEMBRO DE 1988, ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO 21 DO CONSELHO NACIONAL DE DESPORTO (CND), O GRÃO MESTRE GOLA CONSEGUIU UM FEITO QUE MARCOU A HISTÓRIA DA ARTE MARCIAL CHINESA NO BRASIL, QUE FOI A REGULAMENTAÇÃO E RECONHECIMENTO DO KUNG FU COMO PRÁTICA ESPORTIVA, TIRANDO ESTA NOBRE ARTE DA MARGINALIDADE.

bottom of page